Início > Cursos > Graduação > Pedagogia Semipresencial
O curso de Filosofia - Licenciatura é projetado para formar professores com excelência acadêmica e prática.
Com duração de 16 módulos, o currículo integra o estudo aprofundado da História e dos Fundamentos da Filosofia com as competências pedagógicas essenciais para a docência.
O programa garante uma formação completa e a vivência da prática docente.
DIFERENCIAIS: Quais são as vantagens de fazer um curso de Pedagogia - Licenciatura Semipresencial na Católica?
O Semipresencial é a modalidade ideal para quem precisa conciliar o trabalho com a graduação.
As aulas teóricas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecem flexibilidade total de horário para o estudo, permitindo que você adapte a faculdade à sua rotina.
Os encontros presenciais são focados na prática de metodologias e no uso da infraestrutura da Universidade.
MERCADO: Como é o mercado de trabalho para Pedagogia - Licenciatura Semipresencial?
O Pedagogo licenciado pela UCB possui um leque de atuação que vai além da sala de aula. A principal área é a docência na Educação Infantil e Anos Iniciais.
Contudo, a formação em Gestão qualifica o profissional para cargos de Coordenação e Direção Escolar. Além disso, o Pedagogo é requisitado em Pedagogia Empresarial , e em áreas especializadas como Educação Especial, e no desenvolvimento de materiais didáticos para editoras e Secretarias de Educação.
Módulo 1
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | 80h |
FUNDAMENTOS DA DOCÊNCIA | 80h |
Problemas Filosóficos | 40h |
Módulo 2
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 80h |
JOGOS, BRINCADEIRAS E LUDICIDADE | 80h |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | 40h |
Módulo 3
BRASIL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 80h |
POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 80h |
Módulo 4
FUNDAMENTOS DA APRENDIZAGEM | 80h |
ENSINO SUPERIOR: RELAÇÃO, PRINCÍPIOS E VALORES | 80h |
DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA | 40h |
Módulo 5
PROFISSÃO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO MUNDO DO TRABALHO | 80h |
DIREITO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO | 40h |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL | 80h |
Módulo 6
DIDÁTICA E GESTÃO NA SALA DE AULA | 80h |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 80h |
Módulo 7
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ALFABETIZAÇÃO | 80h |
PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO | 80h |
PESQUISA: TEORIAS E FUNDAMENTOS | 40h |
Módulo 8
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 40h |
CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO | 80h |
TEORIAS DA APRENDIZAGEM | 80h |
Módulo 9
OPTATIVA | 40h |
ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO ANOS INICIAIS | 80h |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 80h |
Módulo 10
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA | 80h |
ANALISE DA PRODUÇÃO DISCENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | 80h |
EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA | 40h |
Módulo 11
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA | 80h |
ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO GESTÃO ESCOLAR | 80h |
ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 40h |
Módulo 12
SEMINÁRIOS DOCENTES | 80h |
Residência Acadêmica | 80h |
Modulo 13
TEORIA E PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS | 80h |
CONFLITOS INTERPESSOAIS E CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ESCOLAR | 80h |
Módulo 14
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 80h |
PROJETOS DE INTERVENÇÃO | 80h |
EDUCAÇÃO ESPECIAL | 40h |
Módulo 15
ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES | 80h |
TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE ARTE | 80h |
TEMAS ESPECIAIS DA EDUCAÇÃO | 40h |
Módulo 16
CORPO E MOVIMENTO | 40h |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 80h |
670,03 *
R$
Por mês
*Condições especiais
De R$670,03 por R$ R$ 502.52 (-25%)
Primeira mensalidade por R$ 159,00
De 400 a 749 pontos = 40% de desconto
De 750 a 850 pontos = 45% de desconto
A partir de 851 pontos = 50% de desconto
Exceto Medicina, Direito (Híbrido), Psicologia (Híbrido), Enfermagem (Híbrido) e aos cursos no formato Semipresencial.
Coordenador do curso
Jean Rodrigues Benevides
A conclusão do Mestrado foi a realização de um sonho, adiado há alguns anos e agora finalmente alcançado. O curso de Políticas Públicas era justamente o que eu procurava, pelo alto nível dos conhecimentos compartilhados e formado por um grupo de professores muito qualificado. Vejo o tanto que aprendi e como isso pode contribuir para o meu crescimento pessoal e o da instituição em que atuo como servidora pública. Muito obrigada, UCB!
Lee Anderson Gomes Viana
A conclusão do Mestrado em Políticas Públicas UCB, é mais uma realização na minha formação acadêmica, profissional e principalmente pessoal. Estou realmente satisfeito com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Ótimos professores, biblioteca e laboratórios para apoiar na formação do aluno. Agradeço à Universidade Católica de Brasília e a todo corpo técnico, pelo apoio e estrutura disponibilizados. Agradeço em especial ao programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado em Políticas Públicas. Também aos professores do programa, ao meu orientador Prof. Dr. Philipp Ehrl e Prof. Dr. Prof. Dr. Carlos E. Carrasco Gutierrez pelo apoio e confiança depositada. Obrigado ao grupo de estudo, minhas amigas Ana, Joycimar, Maria José e Susan.
Lilian Cristina dos Santos
Minha jornada no mestrado iniciou-se com a minha aprovação em primeiro lugar no processo seletivo para o Mestrado em Gerontologia. Dessa maneira, consegui ingressar como bolsista da CAPES. O período de dois anos que passei em contato com mestres e doutores da Universidade Católica de Brasília (UCB) foi um dos mais valiosos da minha vida acadêmica, porque conheci pessoas incríveis. Nesse período, tive oportunidade de crescer tanto profissionalmente bem como pessoa. Além disso, participei do grupo de pesquisa NeuroCog-Idoso o qual me ajudou na percepção sobre a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para o cuidado com a saúde dos idosos. Assim sendo, continuo meu trabalho no Ministério da Saúde buscando sempre aprimorar meus conhecimentos a fim de alcançar excelência no campo da pesquisa e sempre em busca da melhor política social de amparo aos idosos em tempo integral.
Susan Lavarini
O Mestrado em Políticas Públicas da UCB superou minhas expectativas, permitindo conciliar o estudo e o trabalho. O corpo docente é altamente qualificado e comprometido em compartilhar conhecimento. Além disso, a orientação ao discente abrange os mais diversos temas da área, e você aplica o conhecimento adquirido diretamente na sua área de atuação.
Juliana Medeiros de Melo e Silva
Sou aluna do Stricto Sensu em Educação, iniciando os estudos em 2018. Fui muito bem recebida no programa, sinto que é uma experiência de vida e não apenas acadêmica. Conheci o programa e as disciplinas ofertadas e me encantei, doutores e pós-doutores competentes e incrivelmente comprometidos com a qualidade da formação dos estudantes-pesquisadores. A boa infraestrutura da universidade e a oferta de oficinas, publicações de artigos e livros são um diferencial. A possibilidade de intercâmbio com a Universidade de Otawa também despertou a escolha pela UCB. Creio que a minha formação tem um diferencial a qualidade e as possibilidades oferecidas pela Universidade
Quer saber mais ou deseja um atendimento personalizado? Deixe seu contato que alguém do nosso time irá entrar em contato com você.